A era dos bits foi iniciada com o 8 bits, que tinha somente 128 cores em um único plano. NES da Nintendo, o Atari 7800 e o Master System da Sega. Alguns dos jogos 8 bits eram: Mega Man, Super Mario, Donkey Kong, Tetris, Legend Of Zelda, Contra, Bomberman, Metal Gear entre outros.
Contra-2
Depois dessa inovação, a grande Sega, resolveu tentar superar a Nintendo então lançou um novo console com um sistema 16 bits. Ele foi chamado de Mega Drive. Era capaz de reproduzir 256 cores em segundo plano. O resultado eram gráficos mais detalhados e, consequentemente, jogos mais complexos. Foi nessa etapa que surgiu o Sonic The Hedgehog. Para não ficar de fora, a Nintendo lançou o SNES (Super Nintendo Entertainment System) que trouxe jogos como Star Fox e Super Metroid.

starfox-nesglider1 (1)

Logo depois dessa era, quando o SNES e o Mega Drive ganhavam o mercado, surgiu o CD-i da Philips (e sua subsidiária europeia, a Magnavox), lançado com gráficos de 32 bits. O aparelho foi pensando para muito mais que apenas um videogame. O marketing da Philips dizia que o CD-i uma verdadeira estação multimídia, onde seria capaz de fazer toda a família se divertir, trabalhar e aprender. Isso porque a lista de softwares do console incluía além dos games, diversos aplicativos e jogos educativos. O console também poderia rodar filmes em VCD (utilizando um adaptador), formato que ganhou certa popularidade na Europa.

CD-i

Apesar de ser versátil e compacto, ele se deu mal, pois apresentava má qualidade em seus serviços.

O CD-i ficou no mercado até 1998, com quantidade de aparelhos vendidos estimado em um milhão de unidades. Pouquíssimo para um aparelho que ficou sete anos no mercado. Ele nunca foi vendido oficialmente no Brasil e era quase impossível ver um desses por aqui. Mesmo nos Estados Unidos onde  foi lançado oficialmente, não era algo comum de se ver.

Em 1993, já que o CD-i não fazia nem cócegas na Sega e Nintendo, surgiram duas empresas que fabricavam microcomputadores que ingressaram na fabricação de consoles. Uma delas foi a Fujitsu, criadora da plataforma de microcomputadores FM Towns. Foi uma plataforma lançada apenas no mercado japonês e mesmo lá não fez grande sucesso devido ao alto custo de seus aparelhos. O Console foi o Marty, que assim como o microcomputador, só foi lançado no Japão e manteve a má-fama de ser ruim de mercado: descontinuado apenas dois anos depois (1995), com vendas estimadas entre 50 a 100 mil unidades apenas. Hoje é altamente buscado por colecionadores.

10517977_632711990183696_317379949859715482_n

Outra empresa que resolveu trazer os microcomputadores para as TV´s da sala de estar foi a Commodore. A criadora da plataforma de computadores Amiga criou o Amiga CD 32, versão console do Amiga 1200, um poderoso micro que fazia bastante sucesso no Brasil, principalmente pela qualidade gráfica. O Amiga CD 32 foi o primeiro console de 32 bits lançado oficialmente no Brasil. Além daqui, o console também foi lançado na Europa e no Canadá.

Ao contrário do Marty, que utilizava jogos lançados para o micro FM Towns e não possuía jogos específicos, o Amiga CD 32 possuía seus próprios jogos.

cd32_system

O console foi descontinuado menos de um ano depois, devido à falência da Commodore. Foram vendidas pouco mais de cem mil unidades do console em todo o mundo.

A Era dos 64 bits foi dos anos 1993 até 2002, dentre os quais se destacam o 3DO, o Atari Jaguar, o Sega Saturn e o grande sucesso de vendas: o Playstation, então em sua primeira versão. Esses consoles variavam de R$ 600 a R$ 2400 em seus lançamentos.

Depois de todos esses consoles, vieram o Playstation 2, Xbox 360, Playstation 3, Xbox One e Playstation 4, onde são usados gráficos muito superiores com milhares de detalhes.

images

Glossário:

VCD: Video Compact Disc (CD).

Subsidiária: empresa controlada por outra que detém a maioria ou o total de suas ações.

SEGA: empresa de vídeo-games e jogos.

Fonte

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s