Grupo de artesãos retrata história e símbolos do município de forma variada e criativa

Quem passou pela 6ª edição da Festa do Sapato com certeza reparou o estande 12 – Coleção Passos da História – Com objetos feitos a mão pelos artesãos do grupo Artesanato Olhares Pioneiros, contaram uma parte da história do município de Campo Bom. Através de seus símbolos, como: a produção pioneira de sapatos, a orquídea, o ipê-roxo e o joão-de-barro, resgataram e valorizaram a identidade cultural deste pequeno gigante do Vale do Sinos.

Este trabalho é resultado da formação oferecida pelo SEBRAE/RS com o apoio da Prefeitura Municipal e Fundação Cultural de Campo Bom que acreditam e fomentam o artesanato como importante atividade econômica, social e cultural desta comunidade. De acordo com uma das participantes do projeto, Suely Assmann Benkenstein, o curso foi desenvolvido em cinco módulos, sendo o último o da execução dos trabalhos manuais onde cada participante pode definir qual técnica utilizaria para confecção dos artesanatos. Ela frisou também que cada um pode escolher qual símbolo gostaria de retratar em seus trabalhos e a partir disso, teve a ideia de criar um avental para contação de histórias, aproveitando um projeto que já havia desenvolvido em escola (hoje ela é professora aposentada do município) e que deu status ao joão-de-barro como ave símbolo do município. O resultado ficou surpreendente e pode ser adquirido pelo valor de R$ 60,00, uma opção diferenciada para as escolas e professores que queiram contar histórias aos seus alunos de forma divertida e criativa. O projeto evidenciou novos talentos que confeccionaram lindas peças de estilo único, ricas em detalhes e de acabamento muito caprichado.

Se você ficou interessado nos trabalhos e quer maiores informações pode entrar em contato com a Fundação Cultural de Campo Bom (facebook/facebookfestadosapato), Prefeitura Municipal ou junto ao SEBRAE.

Algumas imagens do estande:

DSCN2736

DSCN2735

DSCN2734

Trabalhos com miçangas e costura com decoração

DSCN2738

Porta chinelos e sapatos

DSCN2744

DSCN2746

DSCN2747

Pintura em tecido, trabalhos em costura e mdf

DSCN2755

Avental de histórias – conta a lenda do João-de-Barro

DSCN2754

Jogo da velha – réplica dos primeiros calçados produzidos pela Indústria de Calçados Franciscano

WP_20150608_004

Alunos Ryan e Samanta jogando o jogo da velha

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s