Tatuar-se com hena é uma das muitas tradições que marcam os costumes religiosos na Índia

Hena do (do árabe حناء) designa tanto uma planta ( Lawsonia inermis), como o corante dela extraído. O corante é muito usado no Chifre, no norte da África e no sul da Ásia. É uma árvore que chega ao máximo de 6 metros de altura em zonas semiáridas. Utilizada para tingir cabelos, unhas, couro, seda e lã.

Henna_plant

FONTE

Tatuagens de hena temporárias são as que ficam de 7 a 30 dias na pele, mas isso depende do tipo de pele da pessoa.

Elas são uma boa opção para quem não quer passar por uma experiência dolorosa, pois são de fácil aplicação (podem ser artesanais ou adesivas). Mas se você tiver uma pele muito sensível, a hena artesanal pode ocasionar alergias ou até queimaduras na região onde a tatuagem estiver colocada. Então é sempre bom testar numa pequena região da pele antes de fazê-la.

No Brasil são bem usadas em praias pelos veranistas (de efeito provisório), para após isto, se certificarem de que realmente querem procurar um tatuador profissional para fazerem uma tatuagem permanente.

tatuagem_251208FONTE

Se você quiser retirá-la antes do prazo de uso, deverá passar água oxigenada ou acetona em um pedaço de algodão e aplicar em cima da mesma, sempre cuidado para não irritar a pele.

Mas, se você faz uso da piscina deverá ter cuidado, pois o cloro irá fazer com que ela desapareça aos poucos.

Tatuagem de hena adesiva:

tatuagem adesiva

FONTE:

Tatuagem de hena artesanal:

Tatuagem artesanal

FONTE:

 

Curiosidades

– Também chamada de mehendi, a hena é um arbusto que só nasce em regiões quentes e suas folhas, depois de secas e trituradas servem como base da pasta que se usa para as tatuagens temporárias.

– Por ser refrescante, a hena também é usada na Índia para aliviar o calor intenso. Basta mergulhar os pés e as mãos numa emulsão feita da planta.

– Na Índia, a hena também é usada por homens e mulheres para tingir os cabelos. Já no Egito, a planta era usada no processo de mumificação.

– Considerada auspiciosa, a tatuagem mais apreciada é formada por desenhos que fecham as mãos como luvas e os pés como meias rendadas.

A hena e o casamento

– Quando uma moça vai se casar na Índia, a família chama um astrólogo para detectar suas dificuldades no futuro casamento. E é a partir destas necessidades que ele escolhe o melhor desenho para tatuá-la. Só as mulheres solteiras podem aplicar hena à noiva. As tatuagens hena são aplicadas nas suas mãos e pés. Depois desta cerimônia a noiva não sai de casa até ao dia do casamento.

– Até que a tatuagem desapareça da pele é costume que a noiva não se preocupe com trabalhos domésticos. A explicação é simples: quanto mais se molha o desenho, mais rápido ele some.

– A noiva também costuma tatuar seu nome com hena em alguma parte bem escondida do corpo para que o noivo busque na noite de núpcias.

 Atenção!

– Cuidado com as tatuagens de coloração totalmente negra, pois utilizam produto químico para escurecer a tinta e podem provocar alergias e queimaduras.

 Fonte de pesquisa

Fonte de pesquisa

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s