Atualmente nos deparamos com situações desagradáveis em relação à qualidade da água que consumimos e também no que diz respeito a degradação dos ecossistemas. Devido a esses fatores os alunos da turma 81 resolveram criar métodos que pudessem reverter essa situação lastimável.

Os objetivos dos alunos foram muitos, tais como, valorizar a vida e a saúde através da educação ambiental; trabalhar em equipe demonstrando atitudes de respeito ao ambiente; desenvolver e expandir a consciência ecológica de respeito a natureza, a si mesmo a aos demais seres vivos; reconhecer que através das ações concretas e preservativas poderemos contribuir para a manutenção da vida do planeta Terra, entre outras.

Com o propósito de reconhecer a importância da conservação e preservação do Rio dos Sinos, resolvemos pesquisar sobre sua história. Então fotografamos os pontos mais poluídos, entrevistamos representantes dos órgãos públicos, produzimos sabão caseiro com óleo coletado no bairro, e também junto com a professora Leila Horst, analisamos os dados estatísticos dos últimos 10 anos sobre a população do mesmo. Todo o registro das atividades foi postado em forma de diário no blog da escola na página do projeto (aqui você pode conferir o nosso trabalho). Além disso, utilizamos outras mídias digitais para a divulgação das atividades desenvolvidas como o Youtube e o Facebook.

Visita aos pontos mais poluídos do rio
Por: Revista Mistureba

Por: Revista Mistureba

Por: Revista Mistureba

Concluímos que fazendo a nossa parte, não jogando lixo, não poluindo, e também não jogando óleo de cozinha no ralo da pia, estaremos protegendo milhões de litros de água. Ficamos com uma alegria imensa, quando recebemos a notícia de que nosso projeto foi um dos 10 finalistas do “Concurso Rio dos Sinos é Nosso” . Percebemos que nosso esforço, trabalho e dedicação foram reconhecidos. Também valeu a pena, pois atingimos nossa meta de “multiplicadores de sustentabilidade”, porém sabemos que esse trabalho não para por ai, ao contrario, foi um modo de aprendizagem e experiência que levaremos para toda vida, onde continuaremos exercidos a cidadania e o respeito com o meio ambiente.

Por: Revista Mistureba

 

 

Anúncios

2 thoughts on “O Rio dos Sinos é meu, é seu, é nosso!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s