Hello galera Mistonauta!!!  Hoje temos um assunto superimportante: o Trabalho Voluntário que só traz benefícios tanto pra quem ajuda (que pode ocorrer de várias formas ) quanto para quem é ajudado. O trabalho exige muito amor e dedicação, é gratificante ver a felicidade do outro, se sentir útil, auxilidando todos os que necessitam. Então procure na sua cidade um lugar onde você possa fazer o voluntariado. Caso não possa ajudar com dinheiro não importa (não crie desta sua desculpa), porque você poderá ajudar de outras formas.  Dedique-se  pelo menos um dia  da semana; para você pode ser pouco, mas para quem realmente precisa é muito.

Tanto é importante, que as empresas estão dando prioridade para contratar novos empregados, considerando (voluntários) que  realizam este tipo de trabalho, pois isto demonstra que  há  participação de um trabalho coletivo e sabem ajudar o outro.

                                                                                                                   portalangels.com

Aqui no Rui Barbosa os alunos foram desafiados a demonstrar o “espírito de compaixão e solidariedade”.  Daí surgiu à ideia de uma campanha, após conversarmos nas aulas de Ensino Religioso, da professora Micheli Engelmann sobre a presença de um Ser Superior em nossas vidas. A campanha iniciou-se nas turmas de 8° anos e estas foram responsáveis pela divulgação e arrecadação de leite integral. Decidiu-se beneficiar à Liga Feminina de Combate ao Câncer de Campo Bom que no momento necessitava de leite para distribuir aos pacientes. Os 9° anos criaram cartazes, informando sobre a campanha na escola.

Então para vocês entenderem melhor o que é a  Liga, entrevistamos as voluntárias da liga Feminina de Combate ao Câncer de Campo Bom, que vieram fazer uma palestra aqui na nossa escola sobre os tipos de câncer, a prevenção e a cura. Após a palestra e a  entrevista, marcamos uma visita ao brechó da Liga. Aí vai :

Mistureba: Qual é a proposta da Liga Feminina de Combate ao Câncer?

Liga:__ Trabalhar na prevenção do câncer de todos os tipos, ajudar as famílias dos portadores da doença,  fazer com que  as pessoas  sintam-se mais confortáveis,  proporcionando uma melhor qualidade de vida.

Mistureba: De que forma é desenvolvido o trabalho da Liga?

Liga___ É um grupo de mulheres, todas voluntárias que trabalham em diferentes setores: setor Educacional- que orienta na prevenção fazendo palestras nas escolas. O Social- responsável pela organização de eventos para arrecadar dinheiro, para cobrir as despesas. Assistencial- trabalha diretamente com os pacientes, onde fornece remédios, ranchos. Além dos três setores também têm o “ brechó” , nele um outro grupo passa  às tardes  gerenciando a loja.

Mistureba: Como a Liga consegue manter as suas atividades? Vocês têm algum patrocínio?

Liga:___ Não, não temos nenhum patrocínio  a  gente se mantêm com o brechó, as doações (feitas pela comunidade e algumas fábricas), os eventos, se faz três a quatro eventos por ano. Os principais deles são: festival de tortas, feijoada e o jantar.

Mistureba: Se alguém estiver interessado em fazer  doação na Liga: o que vocês mais precisam?

Liga:___Precisamos de azeite, massa, farinha, gelatina, açúcar e o leite integral que é o que mais necessitamos  ,pois há pacientes que só podem tomar este leite.

Mistureba: Se algum jovem aqui da escola ou fora dela,  menor de idade, quiser fazer algum trabalho voluntário: onde  poderá fazê-lo? E  na Liga ?

Liga:___ Ele pode fazer sim no Rotary, na Apae ,no Lar Colmeia .Na Liga ele poderá  auxiliar em nosso brechó.

Mistureba: Eu sou responsável pela parte de moda de nossa revista, e gostaria de saber como funciona o brechó?

Liga:___É um brechó onde arrecadamos roupas e colocamos à  venda, claro elas devem estar em bom estado, funciona  das 14h ás   17h  todas às  tardes e uma vez por mês é aberto aos sábados.

Mistureba: Como funciona a arrecadação das peças para o brechó? Elas são doadas? Passam por alguma seleção?

Liga: ___Com doações da comunidade   que estão em bom estado de uso,  também têm algumas empresas que dão alguns calçados novos para vender.

Mistureba: Qual é o valor médio das roupas?

Liga:___ Oitenta  por cento em geral  vão  de R$ 2,00 a R$ 10,00

Mistureba: E como é feito a divulgação do brechó? De que maneira as pessoas ficam sabendo?

Liga:___ Boca a boca, um vai falando para outro.

Mistureba: E para finalizar eu quero  saber o que inspira você a ajudar as outras pessoas? O que isso melhorou a vida de vocês?

Liga:____ Eu vim para a Liga porque havia parado de trabalhar, uma amiga  fazia trabalho aqui e eu já ajudava , então resolvi vir.Comecei a ver o resultado das coisas que faço e também consegui  minimizar a dor das pessoas,  perceber  que faço bem para elas,  sentem=se bem com a nossa presença.Sinto-me  muito bem quando faço  divulgação e as pessoas se conscientizam que podemos fazer a diferença para alguém. Diz: Arlete Masiero

A Liga também entrega ranchos aos portadores que mais precisam ( 20 a 25 pessoas), a entrega é feita na  segunda  terça-feira do mês.  A maior incidência  ( segundo elas) são  casos  masculinos (uso do tabaco) acarretando problemas no sistema digestor, e femininos( câncer de mama). Os portadores de câncer e as famílias que mais precisam fazem um cadastro na Liga ,para que as voluntárias  possam visitá-los e constatarem o que  realmente precisam.Com isto, ajudá-los da melhor forma.

A L.F.C.C. ajuda em média de 60 a 70 pessoas ao mês, nem todos precisam apenas do rancho,  há necessidades  com medicamentos, transportes (do portador da doença e do acompanhante) e muito mais.___ “Tudo o que recebemos é bem- vindo!” Diz: Arlete Masiero

Os portadores devem tentar  manter cabeça erguida, enfrentar, fazer o  que os médicos pedem, não caírem  na depressão, fundamental é ter atitudes positivas,sempre contando com a ajuda familiar, pois sabemos que isto é difícil: receber  diagnóstico de câncer.Não deve ser nada fácil,mas lembrem-se: o câncer tem cura,  depende muito  de você detectá-lo a tempo.

Quando soube da ideia do brechó fiquei com muita vontade de visitá-lo e fazer uma matéria com  as voluntárias, ver o que  encontrava lá! Pois valeu a pena comprar no brechó, economizamos bastante, estamos sendo sustentáveis e ainda ajudamos a quem mais precisa.Devemos comprar  em um lugar como a Liga, que reverte todo o valor recebido, para medicamentos  e outros.

Montei um vídeo com as fotos que tiramos lá! Aí vai!

Queremos agradecer  a  este grupo de mulheres que nos tratou muito bem, tanto para a entrevista quanto em nossa visita ao Brechó. Lindo.. lindo o  trabalho que desempenham!  Muito obrigada galera da Liga!

Quero dar um superparabéns as mulheres da Liga e todos os voluntários, afinal dia 28 de Agosto é o dia nacional do voluntário! Parabéns galera pelo trabalho! E você aproveite agora, pois já sabe dos infinitos prazeres de ajudar os outros! Torne-se um voluntário também.

Bjss até a próxima!!!!

6 thoughts on “Quem doa tempo ganha o dia!

  1. Muito boa a reportagem, como é bom olhar para o lado e ver que é possível auxíliar aos nossos semelhantes sem necessitar de grandes recursos financeiros, basta boa vontade

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s